domingo, 15 de maio de 2011

Entrevista com Sonia Bonici

Sonia Bonici

Mais uma das entrevistas rápidas com captadores de recursos do Brasil. Nesta semana, confira a conversa que tivemos com uma das coordenadoras do Núcleo ABCR SP.



1 - Fale um pouco de você.

Sou natural de São Paulo, formada em Comunicação Social e Administração de Empresas. Trabalhei em grupos empresariais como Multiplic e Accor e posteriormente prestei serviços a várias empresas, em ambos os casos com atuação voltada às áreas de marketing, pesquisa de mercado, atendimento a clientes, eventos e relações públicas. Apesar disso, sempre mantive o olhar voltado para o terceiro setor, colaborando profissional e pessoalmente em causas de responsabilidade social.

2 - Quando você começou a trabalhar com captação de recursos?

Profissionalmente em 2006. Conheci o CREN - Centro de Recuperação e Educação Nutricional - em 2005, quando se preparavam para construir a unidade na zona leste da cidade de São Paulo, e me encantei. Quando me convidaram, já em 2006, para auxiliá-los na captação de recursos, não tive dúvidas e, desde então, vimos estruturando a área para acompanhar a demanda dos serviços e obter a necessária sustentabilidade.

3 - Você se considera especialista em alguma área específica?

Não me considero especialista mas acabei me dedicando bastante à área de projetos, principalmente no que se refere ao FUMCAD e às Emendas Parlamentares.

4 - Como vê a captação de recursos no Brasil nos próximos anos?

É preciso profissionalizar a atividade, tanto na visão de quem contrata como na de quem presta serviços. Se o serviço prestado é sério e necessário à população, também são sérios e necessários os mecanismos para subsidiá-los. É preciso haver planejamento e o necessário investimento em Desenvolvimento Institucional.

5 - Como a ABCR poderia contribuir com essa sua visão?

Além de exercer papel de destaque na formação e informação desses profissionais também vejo a ABCR como importante articuladora, podendo abrir caminhos e dar voz a todos nós.